O cenário provocado pelo coronavírus ocasionou no surgimento de novas pautas no setor de hotelaria e turismo. Novos procedimentos de segurança contra a propagação do vírus estão sendo incorporadas, como também as mudanças do mercado e do comportamento do hóspede.
Serviços de higienização, check–in, chek–out e o próprio cardápio, não serão os mesmos nos próximos anos buscando as melhores alternativas para o próximo período.
Uma vez que roupas de cama e banho são itens de uso comum; cozinha, pois copos, pratos e talheres, também são compartilhados.
Reforçamos aos funcionários a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha e com a lavagens de roupas de cama na lavanderia, aderindo processos mais rigorosos para essas limpezas.
O ideal é que tenha apenas uma pessoa na recepção e se caso haja mais de um funcionário nessa área, estabelecemos revezamento.
Alguns itens frequentemente tocados, como maçanetas, interruptores, controles remotos, telefones e bancadas de trabalho, são higienizados com solução adequada para desinfecção.
Todos os cartões-chave também são higienizados imediatamente após a devolução.
Essa tendência na hotelaria já vinha crescendo um pouco antes do coronavírus e tende a ganhar mais reconhecimento após esse período.
Com ele, o hóspede pode receber um link por e-mail ou mensagem, onde ele preenche todos os seus dados antecipadamente e aproveita para fazer a confirmação de sua reserva. Assim, no momento de sua chegada, o hotel já realiza a identificação e lhe entrega as chaves do quarto.
No momento de saída, o hóspede recebe a fatura e as normas de pagamento, seguindo o mesmo passo a passo.
Esse processo agiliza o ingresso dos hóspedes durante sua chegada e também o deslocamento, evitando aglomerações na recepção e melhorando o atendimento do hotel.
Outra medida importante para contribuir com o isolamento social que deverá permanecer em cautela após a quarentena.